O pastel de carne moída é um dos salgados mais populares do Brasil. Ele é feito com uma massa fina e crocante, recheada com carne moída temperada e frita em óleo quente. O pastel de carne moída pode ser servido como lanche, aperitivo ou refeição, acompanhado de molho ou vinagrete.
Neste artigo, vamos te ensinar como fazer um pastel de carne moída saboroso e suculento, com dicas para acertar na massa, no recheio e na fritura. Além disso, vamos contar um pouco da história desse salgado que tem origem portuguesa e se tornou uma paixão nacional. Confira!
O que é pastel de carne moída?
O pastel de carne moída é um tipo de pastel, que é uma massa fina e recheada, frita em óleo quente. O recheio de carne moída é um dos mais tradicionais, mas existem outras opções, como queijo, frango, pizza, palmito e até doce.
O pastel de carne moída é uma comida típica de feira, mas também pode ser encontrado em lanchonetes, padarias e restaurantes. Ele é consumido em todo o Brasil, mas tem algumas variações regionais, como o pastel goiano, que leva linguiça e queijo no recheio.
Como fazer pastel de carne moída?
Para fazer um pastel de carne moída delicioso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Para a massa:
- 500 g de farinha de trigo
- 200 ml de água
- 50 ml de óleo
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de cachaça ou vinagre (opcional)
- Para o recheio:
- 500 g de carne moída
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
- Óleo para refogar
- Para a fritura:
- Óleo suficiente para cobrir os pastéis
- Papel-toalha para escorrer
O modo de preparo é simples:
Para a massa:
Combine a farinha, o sal e o óleo em uma tigela. Adicione a água aos poucos, até formar uma massa homogênea e macia. Se quiser, acrescente a cachaça ou o vinagre, que ajudam a deixar a massa mais crocante.
Amasse a massa por aproximadamente 15 minutos, até que ela fique com uma textura lisa e elástica. Cubra com um pano úmido e permita que descanse por 30 minutos.
Divida a massa em porções iguais e abra cada uma com um rolo, formando discos finos. Reserve.
Para o recheio:
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até que fiquem dourados. Adicione a carne moída e tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe até que todo o líquido evapore e a carne fique solta e bem cozida. Desligue o fogo e misture o cheiro-verde picado.
Para montar os pastéis:
Coloque uma porção de recheio sobre cada disco de massa, deixando uma borda livre. Dobre a massa ao meio, formando meia-lua. Aperte as bordas com um garfo ou com os dedos, para fechar bem os pastéis.
Para fritar os pastéis:
Em uma panela profunda, aqueça o óleo em fogo médio-alto. Frite os pastéis aos poucos, virando-os para dourarem por igual. Retire-os com uma escumadeira e coloque-os sobre papel-toalha para escorrer o excesso de óleo.
Qual é a origem do pastel de carne moída?
O pastel de carne moída tem origem portuguesa, mas foi adaptado ao paladar brasileiro. Ele é derivado dos pastéis de nata, que são doces feitos com massa folhada e recheio de creme de ovos.
Os pastéis de nata foram trazidos ao Brasil pelos colonizadores portugueses, que os preparavam em conventos e mosteiros. Com o tempo, eles foram ganhando versões salgadas, com recheios variados, como carne, queijo e frango.
O pastel de carne moída se popularizou nas feiras livres, onde era vendido por imigrantes japoneses, que aprenderam a receita com os portugueses. Eles também introduziram a cachaça na massa, para deixá-la mais crocante e resistente ao óleo.
Hoje, o pastel de carne moída é um dos salgados mais consumidos no Brasil, sendo considerado um patrimônio cultural e gastronômico do país.
Quais são os melhores acompanhamentos para o pastel de carne moída?
O pastel de carne moída pode ser servido sozinho ou com acompanhamentos que realçam o seu sabor. Alguns dos mais comuns são:
- Molho de pimenta: para quem gosta de um toque picante, o molho de pimenta é uma ótima opção. Ele pode ser feito com pimentas frescas ou secas, vinagre, sal e alho. Basta bater tudo no liquidificador e colocar em um potinho.
- Vinagrete: para quem prefere um sabor mais refrescante, o vinagrete é uma boa pedida. Ele é feito com tomate, cebola, pimentão, vinagre, azeite, sal e cheiro-verde picados. Basta misturar tudo em uma tigela e servir em uma molheira.
- Caldo de cana: para beber, nada melhor do que um caldo de cana gelado. Ele é extraído da cana-de-açúcar e tem um sabor doce e refrescante. Ele combina perfeitamente com o pastel de carne moída, pois ajuda a equilibrar a gordura e o sal.
Conclusão
O pastel de carne moída é um salgado delicioso e fácil de fazer. Ele é feito com uma massa fina e crocante, recheada com carne moída temperada e frita em óleo quente. Ele pode ser servido como lanche, aperitivo ou refeição, acompanhado de molho ou vinagrete.
Neste artigo, você aprendeu como fazer um pastel de carne moída saboroso e suculento, com dicas para acertar na massa, no recheio e na fritura. Você também conheceu um pouco da história desse salgado que tem origem portuguesa e se tornou uma paixão nacional. E ainda descobriu quais são os melhores acompanhamentos para o pastel de carne moída.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se inspire para fazer o seu próprio pastel de carne moída em casa. Caso surjam dúvidas, sugestões ou opiniões, sinta-se à vontade para compartilhá-las na seção de comentários abaixo .Ficaríamos muito interessados em conhecer a sua opinião sobre este tema. Até a próxima!
Siga nossa página no Facebook ! Receitas da Tia Zilda
Veja mais receitas deliciosas abaixo:
Empadinha de Frango simples de fazer
Empadinha de camarão deliciosa e saborosa
Enroladinho de Salsicha, rápido de fazer e bem simples