A empadinha de queijo é um salgado típico da culinária brasileira, que consiste em uma massa podre recheada com queijo e assada em forminhas. É uma ótima opção para servir em festas, lanches ou como entrada. Neste artigo, você vai aprender algumas dicas para fazer uma empadinha de queijo saborosa, crocante e cremosa.
O que é uma empadinha de queijo?
As empadinhas de queijo é um tipo de empada, que é uma torta salgada de origem portuguesa. A empada é feita com uma massa podre, que leva farinha de trigo, manteiga, ovos e sal. A massa podre é chamada assim porque não leva fermento e fica quebradiça depois de assada. A empada pode ser recheada com diversos ingredientes, como carne, frango, camarão, palmito e queijo.
A empadinha de queijo é uma variação da empada, que tem um tamanho menor e um formato mais arredondado. A empadinhas de queijo é recheada com queijo, que pode ser mussarela, prato, minas ou outro de sua preferência. A empadinha de queijo é assada em forminhas individuais, que podem ser de metal, silicone ou papel.
Como fazer a empadinha de queijo?
Para fazer a empadinha de queijo, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 500 g de farinha de trigo
- 250 g de manteiga gelada
- 2 ovos
- 1 colher (chá) de sal
- 300 g de queijo ralado
- 1 gema para pincelar
O modo de preparo é o seguinte:
Combine a farinha e o sal em uma tigela. Acrescente a manteiga gelada em pedaços e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa.
Incorpore os ovos e mexa vigorosamente até obter uma massa uniforme. Se a massa ficar muito seca, acrescente um pouco de água gelada. Se ficar muito grudenta, acrescente mais farinha.
Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Estenda a massa com um rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha. Corte círculos com um cortador ou com a boca de um copo.
Forre as forminhas com os círculos de massa, deixando uma borda para fechar depois. Coloque o recheio de queijo no centro da massa.
Cubra as forminhas com outro círculo de massa e aperte as bordas para fechar bem. Faça um furo no centro da tampa com um palito ou uma faca.
Pincele as empadinhas com a gema batida e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos ou até dourar.
Qual é a origem da empadinha de queijo?
A origem da empadinha de queijo está relacionada à história da empada, que surgiu em Portugal no século XVI. A empada era uma torta salgada feita com massa folhada e recheio variado, inspirada nas pies inglesas. A empada era consumida pelos navegadores portugueses nas suas viagens pelo mundo.
A empada chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses e se adaptou aos ingredientes locais. A massa folhada foi substituída pela massa podre, mais fácil de fazer e mais resistente ao calor tropical. O recheio passou a incluir carnes, frutas e vegetais nativos do Brasil.
A empadinha de queijo é uma invenção brasileira, que surgiu como uma forma de aproveitar as sobras de queijo produzido nas fazendas do interior do país. A empadinha de queijo se tornou popular em todo o Brasil e ganhou diversas versões regionais.
Quais são os melhores acompanhamentos para a empadinha de queijo?
A empadinha de queijo é um salgado versátil, que pode ser servido em diversas ocasiões. Você pode acompanhar a empadinha de queijo com:
- Molhos: você pode servir a empadinha de queijo com molhos de sua preferência, como ketchup, mostarda, maionese, barbecue ou chimichurri. Os molhos podem dar um toque extra de sabor e umidade à empadinha de queijo.
- Saladas: você pode servir a empadinhas de queijo com saladas frescas e leves, como alface, tomate, cenoura, pepino ou rúcula. As saladas podem trazer um contraste de textura e cor à empadinha de queijo, além de fornecer vitaminas e fibras.
- Bebidas: você pode servir a empadinha de queijo com bebidas refrescantes e saborosas, como sucos naturais, refrigerantes, chás gelados ou cervejas. As bebidas podem ajudar a hidratar e a limpar o paladar após comer a empadinhas de queijo.
Conclusão
As empadinhas de queijo é um salgado delicioso, crocante e cremoso, que faz sucesso em qualquer ocasião. Neste artigo, você aprendeu algumas dicas para fazer uma empadinhas de queijo perfeita, desde a escolha dos ingredientes até o modo de preparo. Você também conheceu a origem da empadinha de queijo e os melhores acompanhamentos para ela.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se inspire para fazer a sua própria empadinhas de queijo. Caso surjam perguntas, ideias ou comentários, por favor, compartilhe-os na seção de comentários abaixo. Nós adoraríamos saber o que você pensa sobre a empadinha de queijo. Até a próxima!
Siga nossa página no Facebook ! Receitas da Tia Zilda
Veja mais receitas deliciosas abaixo:
Quibe: uma receita saborosa e fácil de preparar
Empadinha de Frango simples de fazer
Churros de doce de leite deliciosos e fácil