O croquete de frango é um salgado muito popular no Brasil, que pode ser servido como aperitivo, lanche ou refeição. É feito com uma massa de farinha de trigo e leite, recheada com frango desfiado e temperado, e empanada com farinha de rosca ou pão ralado. Depois, é frito em óleo quente até ficar dourado e crocante.
Mas como fazer um croquete de frango perfeito, que não se desmanche na hora de fritar, que fique bem sequinho e saboroso, e que agrade a todos os paladares? Neste artigo, vamos fazer você acertar na receita e impressionar os seus convidados. Confira!
O que é um croquete de frango e qual a sua origem?
O croquete de frango é um tipo de salgado frito, que tem origem na culinária europeia, especialmente na França e na Holanda. O nome croquete vem do francês croquer, que significa “morder” ou “estalar”, fazendo referência à textura crocante do salgado.
O croquete de frango é uma adaptação do croquete de carne, que é mais tradicional na Europa. No Brasil, o croquete de frango ganhou popularidade por ser uma forma de aproveitar as sobras de frango cozido ou assado, e por ser mais barato e fácil de fazer do que o de carne.
Como fazer a massa do croquete de frango?
A massa do croquete de frango é feita com uma mistura de farinha de trigo, leite, manteiga, sal e noz-moscada, que é cozida em fogo baixo até formar uma massa homogênea e firme, que solte da panela. Essa preparação é conhecida como massa choux, sendo utilizada tanto na confecção de profiteroles quanto de bombas de chocolate e carolinas.
Para fazer a massa do croquete de frango, você vai precisar de:
- 2 xícaras de chá de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- Sal e noz-moscada a gosto
Em uma panela, leve o leite e a manteiga ao fogo médio, até ferver. Reduza a temperatura e adicione a farinha de trigo de uma vez, mexendo de forma enérgica com uma colher de pau, até que a massa se forme em uma bola que se desgrude. Tempere com sal e noz-moscada a gosto, e transfira a massa para uma tigela. Aguarde um breve resfriamento antes de dar forma aos croquetes.
Como fazer o recheio do croquete de frango?
O recheio do croquete de frango é feito com frango cozido e desfiado, que pode ser temperado de acordo com o seu gosto. Você pode usar cebola, alho, salsinha, cebolinha, orégano, pimenta-do-reino, sal, e outros temperos que preferir. Você também pode adicionar queijo, milho, ervilha, azeitona, ou outros ingredientes que combinem com o frango.
Para fazer o recheio do croquete de frango, você vai precisar de:
- 2 xícaras de chá de frango previamente cozido e desfiado
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola picada
- 1 tomate grande
- 2 dentes de alho picados
- Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho, até ficarem macios. Adicione o frango desfiado e tempere a gosto com sal, pimenta-do-reino e orégano. Misture bem e cozinhe por alguns minutos, até o frango ficar bem úmido e saboroso. Desligue o fogo e acrescente a salsinha picada. Deixe esfriar antes de rechear os croquetes.
Como modelar e empanar os croquetes de frango?
Para modelar os croquetes de frango, você vai precisar de:
- A massa de choux já fria
- O recheio de frango já frio
- Farinha de trigo para polvilhar
- 2 ovos batidos
- Farinha de rosca ou pão ralado para empanar
- Óleo para fritar
Com as mãos untadas com óleo ou manteiga, pegue uma porção de massa e abra na palma da mão, formando um disco. Coloque uma colher de chá de recheio no centro da massa, e feche, modelando um cilindro. Continue a repetir o procedimento até que tanto a massa quanto o recheio estejam completamente utilizados.
Passe os croquetes pela farinha de trigo, depois pelos ovos batidos, e por último pela farinha de rosca ou pão ralado, apertando bem para aderir. Disponha os croquetes em uma assadeira e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos para que adquiram consistência
Coloque em uma panela funda, aqueça o óleo em fogo médio-alto, e frite os croquetes aos poucos, até ficarem dourados e crocantes. Drene sobre papel toalha e sirva imediatamente ou mantenha aquecido no forno
Qual é a história do croquete de frango?
A história do croquete de frango é incerta, mas há algumas teorias sobre a sua origem. Uma delas é que o croquete de frango foi criado na França, no século XVIII, por um cozinheiro chamado Antonin Carême, que era conhecido como o “rei dos chefs e o chef dos reis”. Ele teria inventado o croquete de frango para aproveitar as sobras de frango assado, que eram muito consumidas pela nobreza francesa.
Outra teoria é que o croquete de frango foi trazido para o Brasil pelos imigrantes holandeses, que se estabeleceram no nordeste do país, no século XVII. Eles teriam ajustado a receita do croquete de carne, tradicional em sua culinária, substituindo-a pelo frango, uma opção mais abundante e econômica na região.
Independentemente da sua origem, o croquete de frango se tornou um salgado muito apreciado pelos brasileiros, que o consomem em diversas ocasiões, como festas, reuniões, lanches e até mesmo como prato principal, acompanhado de arroz, feijão e salada.
Quais são os melhores acompanhamentos para o croquete de frango?
O croquete de frango é um salgado muito versátil, que pode ser servido com vários tipos de acompanhamentos, de acordo com o seu gosto e a ocasião. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos para o croquete de frango:
- Molhos: os molhos são ótimos para dar mais sabor e umidade aos croquetes de frango, que podem ficar um pouco secos depois de fritos. Você pode usar molhos como maionese, ketchup, mostarda, barbecue, rosé, tártaro, alho, queijo, ou o que preferir. Sirva os molhos em potinhos separados, e deixe que cada um se sirva à vontade.
- Saladas: as saladas são uma boa opção para equilibrar a gordura e o carboidrato dos croquetes de frango, e para trazer mais frescor e leveza ao prato. Você pode fazer saladas simples, como alface, tomate e cenoura, ou mais elaboradas, como salpicão, maionese, vinagrete, ou salada de batata. Tempere as saladas com sal, limão, azeite, vinagre, ou o que gostar.
- Outros salgados: se você quiser fazer um lanche mais completo, pode servir os croquetes de frango com outros salgados, como coxinha, empada, pastel, quibe, esfiha, bolinho de queijo, ou o que mais gostar. Assim, você cria uma variedade de sabores e texturas, e agrada a todos os paladares.
Conclusão
O croquete de frango é um salgado delicioso, que pode ser feito de forma simples e rápida, aproveitando as sobras de frango. Neste artigo, você aprendeu a fazer um croquete de frango perfeito, que não se desmanche na hora de fritar, que fique bem sequinho e saboroso, e que agrade a todos os paladares. Você também conheceu um pouco da história e da origem do croquete de frango, e algumas sugestões de acompanhamentos para servir com ele.
Esperamos que tenha apreciado este artigo e que tenha sido instigado a experimentar esta receita. Se você fizer o croquete de frango, conte para nós como ficou, e se você tem alguma dica ou sugestão para melhorar a receita. Deixe o seu comentário abaixo, e compartilhe este artigo com os seus amigos. Obrigado pela sua leitura, e até a próxima!
Siga nossa página no Facebook ! Receitas da Tia Zilda
Veja mais receitas deliciosas abaixo:
Empadinha de Frango simples de fazer
Empadinha de camarão deliciosa e saborosa
Enroladinho de Salsicha, rápido de fazer e bem simples
Empadinha de carne seca saborosa e deliciosa
Rissoles de carne moída deliciosos