Continua após a publicidade..

Croquete de Frango: receita infalível e deliciosa

Croquete de Frango: receita infalível e deliciosa
Croquete de Frango: receita infalível e deliciosa – Créditos de imagem do canal Receitas de Pai
Continua após a publicidade..

O croquete de frango é um salgado muito popular no Brasil, que pode ser servido como aperitivo, lanche ou refeição. É feito com uma massa de farinha de trigo e leite, recheada com frango desfiado e temperado, e empanada com farinha de rosca ou pão ralado. Depois, é frito em óleo quente até ficar dourado e crocante.

Mas como fazer um croquete de frango perfeito, que não se desmanche na hora de fritar, que fique bem sequinho e saboroso, e que agrade a todos os paladares? Neste artigo, vamos fazer você acertar na receita e impressionar os seus convidados. Confira!

Continua após a publicidade..

O que é um croquete de frango e qual a sua origem?

O croquete de frango é um tipo de salgado frito, que tem origem na culinária europeia, especialmente na França e na Holanda. O nome croquete vem do francês croquer, que significa “morder” ou “estalar”, fazendo referência à textura crocante do salgado.

O croquete de frango é uma adaptação do croquete de carne, que é mais tradicional na Europa. No Brasil, o croquete de frango ganhou popularidade por ser uma forma de aproveitar as sobras de frango cozido ou assado, e por ser mais barato e fácil de fazer do que o de carne.

Continua após a publicidade..

Como fazer a massa do croquete de frango?

A massa do croquete de frango é feita com uma mistura de farinha de trigo, leite, manteiga, sal e noz-moscada, que é cozida em fogo baixo até formar uma massa homogênea e firme, que solte da panela. Essa preparação é conhecida como massa choux, sendo utilizada tanto na confecção de profiteroles quanto de bombas de chocolate e carolinas.

Continua após a publicidade..

Para fazer a massa do croquete de frango, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de chá de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • Sal e noz-moscada a gosto

Em uma panela, leve o leite e a manteiga ao fogo médio, até ferver. Reduza a temperatura e adicione a farinha de trigo de uma vez, mexendo de forma enérgica com uma colher de pau, até que a massa se forme em uma bola que se desgrude. Tempere com sal e noz-moscada a gosto, e transfira a massa para uma tigela. Aguarde um breve resfriamento antes de dar forma aos croquetes.

Como fazer o recheio do croquete de frango?

O recheio do croquete de frango é feito com frango cozido e desfiado, que pode ser temperado de acordo com o seu gosto. Você pode usar cebola, alho, salsinha, cebolinha, orégano, pimenta-do-reino, sal, e outros temperos que preferir. Você também pode adicionar queijo, milho, ervilha, azeitona, ou outros ingredientes que combinem com o frango.

Para fazer o recheio do croquete de frango, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de chá de frango previamente cozido e desfiado
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 cebola picada
  • 1 tomate grande
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho, até ficarem macios. Adicione o frango desfiado e tempere a gosto com sal, pimenta-do-reino e orégano. Misture bem e cozinhe por alguns minutos, até o frango ficar bem úmido e saboroso. Desligue o fogo e acrescente a salsinha picada. Deixe esfriar antes de rechear os croquetes.

Como modelar e empanar os croquetes de frango?

Para modelar os croquetes de frango, você vai precisar de:

  • A massa de choux já fria
  • O recheio de frango já frio
  • Farinha de trigo para polvilhar
  • 2 ovos batidos
  • Farinha de rosca ou pão ralado para empanar
  • Óleo para fritar

Com as mãos untadas com óleo ou manteiga, pegue uma porção de massa e abra na palma da mão, formando um disco. Coloque uma colher de chá de recheio no centro da massa, e feche, modelando um cilindro. Continue a repetir o procedimento até que tanto a massa quanto o recheio estejam completamente utilizados.

Passe os croquetes pela farinha de trigo, depois pelos ovos batidos, e por último pela farinha de rosca ou pão ralado, apertando bem para aderir. Disponha os croquetes em uma assadeira e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos para que adquiram consistência

Coloque em uma panela funda, aqueça o óleo em fogo médio-alto, e frite os croquetes aos poucos, até ficarem dourados e crocantes. Drene sobre papel toalha e sirva imediatamente ou mantenha aquecido no forno

Qual é a história do croquete de frango?

A história do croquete de frango é incerta, mas há algumas teorias sobre a sua origem. Uma delas é que o croquete de frango foi criado na França, no século XVIII, por um cozinheiro chamado Antonin Carême, que era conhecido como o “rei dos chefs e o chef dos reis”. Ele teria inventado o croquete de frango para aproveitar as sobras de frango assado, que eram muito consumidas pela nobreza francesa.

Outra teoria é que o croquete de frango foi trazido para o Brasil pelos imigrantes holandeses, que se estabeleceram no nordeste do país, no século XVII. Eles teriam ajustado a receita do croquete de carne, tradicional em sua culinária, substituindo-a pelo frango, uma opção mais abundante e econômica na região.

Independentemente da sua origem, o croquete de frango se tornou um salgado muito apreciado pelos brasileiros, que o consomem em diversas ocasiões, como festas, reuniões, lanches e até mesmo como prato principal, acompanhado de arroz, feijão e salada.

Quais são os melhores acompanhamentos para o croquete de frango?

O croquete de frango é um salgado muito versátil, que pode ser servido com vários tipos de acompanhamentos, de acordo com o seu gosto e a ocasião. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos para o croquete de frango:

  • Molhos: os molhos são ótimos para dar mais sabor e umidade aos croquetes de frango, que podem ficar um pouco secos depois de fritos. Você pode usar molhos como maionese, ketchup, mostarda, barbecue, rosé, tártaro, alho, queijo, ou o que preferir. Sirva os molhos em potinhos separados, e deixe que cada um se sirva à vontade.
  • Saladas: as saladas são uma boa opção para equilibrar a gordura e o carboidrato dos croquetes de frango, e para trazer mais frescor e leveza ao prato. Você pode fazer saladas simples, como alface, tomate e cenoura, ou mais elaboradas, como salpicão, maionese, vinagrete, ou salada de batata. Tempere as saladas com sal, limão, azeite, vinagre, ou o que gostar.
  • Outros salgados: se você quiser fazer um lanche mais completo, pode servir os croquetes de frango com outros salgados, como coxinha, empada, pastel, quibe, esfiha, bolinho de queijo, ou o que mais gostar. Assim, você cria uma variedade de sabores e texturas, e agrada a todos os paladares.

Conclusão

O croquete de frango é um salgado delicioso, que pode ser feito de forma simples e rápida, aproveitando as sobras de frango. Neste artigo, você aprendeu a fazer um croquete de frango perfeito, que não se desmanche na hora de fritar, que fique bem sequinho e saboroso, e que agrade a todos os paladares. Você também conheceu um pouco da história e da origem do croquete de frango, e algumas sugestões de acompanhamentos para servir com ele.

Esperamos que tenha apreciado este artigo e que tenha sido instigado a experimentar esta receita. Se você fizer o croquete de frango, conte para nós como ficou, e se você tem alguma dica ou sugestão para melhorar a receita. Deixe o seu comentário abaixo, e compartilhe este artigo com os seus amigos. Obrigado pela sua leitura, e até a próxima!

Siga nossa página no Facebook ! Receitas da Tia Zilda

Veja mais receitas deliciosas abaixo:

Empadinha de Frango simples de fazer

Empadinha de camarão deliciosa e saborosa

Enroladinho de Salsicha, rápido de fazer e bem simples

Empadinha de carne seca saborosa e deliciosa

Rissoles de carne moída deliciosos

Relacionado

Autor

  • Receitas fáceis, receitas de vo, receitas da vovó

    Me chamo Zilda, mas pode me chamar de Tia Zilda. Sou apaixonada por culinárias desde jovem. Aqui você vai encontrar receitas maravilhosas para o seu dia a dia!

    Ver todos os posts