Tacacá: como fazer a deliciosa sopa amazônica

Tacacá: como fazer a deliciosa sopa amazônica
Tacacá: como fazer a deliciosa sopa amazônica – Créditos de imagem do canal Você Bonita

O tacacá é uma sopa quente e aromática que faz parte da culinária do norte do Brasil, especialmente do Pará. É preparado com um caldo amarelado chamado tucupi, que é extraído da mandioca e temperado com alho, sal, chicória e pimenta. O tacacá também leva goma de mandioca, que é uma massa branca e elástica, jambu, que é uma erva que provoca uma sensação de formigamento na boca, e camarão seco, que dá um toque salgado e crocante. O tacacá é servido em cuias e se come com uma colher de pau ou com as mãos.

Como fazer tacacá em casa

Para fazer tacacá em casa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 litros de tucupi
  • 500 g de camarão seco e salgado
  • 4 xícaras de água
  • 1/2 xícara de polvilho azedo ou goma de mandioca
  • 2 maços de jambu
  • 4 folhas de chicória
  • 4 dentes de alho amassados
  • 3 pimentas-de-cheiro
  • Sal a gosto

O modo de preparo é simples e rápido. Siga os passos abaixo:

Coloque o tucupi em uma panela grande e leve ao fogo. Adicione o alho, o sal, a chicória e as pimentas. Deixe ferver por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando.

Enquanto isso, lave bem os camarões e coloque-os em outra panela com as 4 xícaras de água. Leve ao fogo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Escorra e reserve a água. Descasque e retire as cabeças dos camarões.

Em uma terceira panela, cozinhe o jambu em água fervente por alguns minutos, até ficar macio. Escorra e reserve.

Depois em uma quarta panela, misture o polvilho com a água dos camarões e leve ao fogo, mexendo sempre, até formar um mingau consistente. Tempere com sal a gosto.

Agora é só montar o seu tacacá. Em uma cuia, coloque uma concha de tucupi, uma porção de goma, algumas folhas de jambu e alguns camarões. Sirva bem quente e aproveite!

Dicas para deixar o seu tacacá ainda mais saboroso

  • Se você não encontrar o tucupi pronto, você pode fazer o seu próprio em casa. Basta ralar a mandioca, espremer a massa em um pano e deixar o líquido descansar por um dia. Depois, coe e ferva o líquido até ficar amarelo e espesso.
  • Se você não encontrar o jambu fresco, você pode usar o jambu desidratado ou congelado. Nesse caso, hidrate-o em água antes de cozinhar.
  • Se você não encontrar o polvilho azedo, você pode usar o polvilho doce ou a fécula de mandioca. O resultado será um pouco diferente, mas ainda assim delicioso.
  • Se você quiser, você pode acrescentar outros temperos ao tucupi, como coentro, cebolinha, louro ou cominho.
  • Se você gostar de pimenta, você pode usar pimentas mais fortes, como a malagueta ou a dedo-de-moça. Mas cuidado para não exagerar e acabar com o sabor do tacacá.

Perguntas frequentes sobre o tacacá

  • O que é o tacacá? È uma sopa típica da região amazônica de origem indígena, feita com tucupi, goma de mandioca, jambu e camarão seco.
  • Qual é a origem do tacacá? Provavelmente surgiu da culinária indígena, como uma variação do mani poi, uma sopa de mandioca que era consumida pelos nativos antes da chegada dos europeus. O nome tacacá vem do nheengatu ou língua geral, o tupi veicular da Amazônia.
  • Como se come o tacacá? O tacacá é servido em cuias e se come com uma colher de pau ou com as mãos. É comum que se faça um barulho ao sorver o caldo, para apreciar melhor o seu aroma e sabor.
  • O tacacá é nutritivo? O tacacá é uma sopa rica em carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. O tucupi é uma fonte de ácido fólico, ferro, cálcio e fósforo. O jambu tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e digestivas. O camarão é uma fonte de proteína, zinco, selênio e ômega-3. A goma de mandioca é uma fonte de energia e fibras.

Conclusão

O tacacá é um prato delicioso e tradicional da culinária do norte do Brasil, que pode ser feito em casa com ingredientes simples e fáceis de encontrar. É uma ótima opção para os dias frios ou para quem quer experimentar um sabor diferente e exótico. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se anime a fazer o seu próprio tacacá. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, deixe aqui embaixo. Nós adoraríamos saber a sua opinião. Até a próxima!

Siga nossa página no Facebook ! Receitas da Tia Zilda

Veja mais receitas deliciosas abaixo:

Panqueca de carne moída: Uma receita prática e deliciosa para o dia a dia

Receita de fricassê de frango simples e delicioso

Receita de risoto de camarão delicioso

Frango Empanado: uma receita irresistível

Receita de frango xadrez simples

Autor

  • Receitas fáceis, receitas de vo, receitas da vovó

    Me chamo Zilda, mas pode me chamar de Tia Zilda. Sou apaixonada por culinárias desde jovem. Aqui você vai encontrar receitas maravilhosas para o seu dia a dia!

    Ver todos os posts