Continua após a publicidade..

Rissoles de carne moída deliciosos

Rissoles de carne moída deliciosos
Rissoles de carne moída deliciosos – imagem do canal Receitas de Pai
Continua após a publicidade..

Rissoles de carne moída são um dos salgadinhos mais populares e saborosos da culinária brasileira. Eles são feitos com uma massa fina e crocante, recheada com carne moída temperada e empanada com farinha de rosca. São perfeitos para servir em festas, lanches ou como entrada.

Mas como fazer rissoles de carne moída que fiquem bem sequinhos, macios e suculentos? Neste artigo, vamos impressionar seus convidados. Confira!

Continua após a publicidade..

O que são Rissoles?

Rissoles são um tipo de pastel assado ou frito, originário da França, mas que se popularizou no Brasil durante o século XIX. O nome vem do francês rissole, que significa “frito novamente” ou “refrito”. Isso porque a massa é cozida antes de ser recheada e frita.

Os recheios podem variar de acordo com o gosto e a criatividade de cada um, mas os mais comuns são carne moída, frango, queijo, presunto e palmito. Os rissoles são geralmente empanados com farinha de rosca, o que lhes confere uma casquinha crocante e dourada.

Continua após a publicidade..

Os rissoles são uma ótima opção para quem quer preparar um salgado rápido, fácil e econômico. Eles podem ser feitos com antecedência e congelados, ou fritos na hora de servir. Além disso, eles combinam com diversos molhos e saladas, tornando-se uma refeição completa e deliciosa.

Continua após a publicidade..

Como Fazer Rissoles de Carne Moída?

Para fazer rissoles de carne moída, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Para a massa:
    • 2 xícaras de leite
    • 2 xícaras de farinha de trigo
    • 2 colheres de sopa de manteiga
    • Sal a gosto
  • Para o recheio:
    • 500 g de carne moída
    • 1 cebola picada
    • 2 dentes de alho picados
    • 2 tomates picados
    • Salsinha picada a gosto
    • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Para empanar:
    • 2 ovos batidos
    • Farinha de rosca a gosto
    • Óleo para fritar

O modo de preparo é o seguinte:

Em uma panela, leve ao fogo o leite, a manteiga e o sal, mexendo até ferver.

Desligue o fogo e acrescente a farinha de trigo de uma só vez, mexendo vigorosamente até formar uma massa homogênea que desgrude da panela.

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e deixe esfriar um pouco.

Enquanto isso, em uma panela, refogue a cebola e o alho até ficarem macios.

Adicione a carne moída e cozinhe até dourar, mexendo para soltar os grumos.

Junte os tomates, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino e misture bem. Deixe o recheio esfriar.

Abra a massa com um rolo em uma espessura fina e corte círculos com um cortador ou com a boca de um copo.

Coloque uma colher de sopa do recheio sobre cada círculo de massa e dobre ao meio, apertando as bordas com um garfo para selar.

Passe os risoles pelos ovos batidos e pela farinha de rosca, cobrindo bem toda a superfície.

Frite os risoles em óleo quente até ficarem dourados e escorra em papel toalha.

Sirva os risoles quentes ou frios, acompanhados de molho de sua preferência.

A História dos Rissoles

Os rissoles têm uma origem curiosa e controversa. Alguns historiadores afirmam que eles foram criados na França, no século XVII, por um cozinheiro chamado La Varenne, que trabalhava para o rei Luís XIV. Ele teria inventado os rissoles como uma forma de aproveitar as sobras de carne e legumes, recheando uma massa fina e fritando-a em óleo.

Outros historiadores, porém, defendem que os rissoles são uma adaptação dos croquettes, um salgado típico da Espanha, que chegou ao Brasil pelas mãos dos portugueses. Os croquettes são feitos com uma massa de batata ou farinha de trigo, recheada com carne ou peixe e empanada com ovos e pão ralado.

Seja qual for a verdadeira origem dos rissoles, o fato é que eles se tornaram um sucesso no Brasil, especialmente nas padarias e confeitarias do Rio de Janeiro e de São Paulo, no final do século XIX e início do século XX. Desde então, eles se espalharam pelo país e ganharam diversas variações de recheio e formato.

Acompanhamentos para Rissoles de Carne Moída

Os rissoles de carne moída são muito versáteis e podem ser servidos com vários tipos de acompanhamento. Aqui vão duas sugestões que vão deixar sua refeição ainda mais saborosa:

  • Molho de mostarda: em uma panela, derreta 2 colheres de sopa de manteiga e adicione 2 colheres de sopa de farinha de trigo, mexendo bem. Junte 2 xícaras de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto. Por fim, acrescente 4 colheres de sopa de mostarda e misture bem. Sirva o molho quente sobre os rissoles.
  • Salada de repolho: em uma tigela, misture 4 xícaras de repolho ralado, 1 cenoura ralada, 1/4 de xícara de maionese, 2 colheres de sopa de vinagre, 1 colher de sopa de açúcar, sal e pimenta-do-reino a gosto. Coloque na geladeira por, no mínimo, 1 hora antes de servir. Sirva a salada fria ao lado dos rissoles.

Conclusão

Rissoles de carne moída são um prato delicioso e fácil de fazer, que agrada a todos os paladares. Com as dicas que demos neste artigo, você vai conseguir preparar rissoles crocantes, macios e suculentos, que vão fazer sucesso na sua mesa. Experimente e depois nos conte o que achou. Não deixe de compartilhar sua opinião honesta e suas sugestões para aprimorar a receita.

Siga nossa página no Facebook ! Receitas da Tia Zilda

Veja mais receitas deliciosas abaixo

Croquete de Carne delicioso e simples de fazer

Mini pizzas irresistíveis

Coxinha de Frango Deliciosa

Pão de Queijo: A Saborosa Tradição Mineira

Frango Empanado: uma receita irresistível

Autor

  • Tia Zilda

    Me chamo Zilda, mas pode me chamar de Tia Zilda. Sou apaixonada por culinárias desde jovem. Aqui você vai encontrar receitas maravilhosas para o seu dia a dia!

    View all posts