Receita de pudim de leite condensado simples

Receita de pudim de leite condensado simples
Receita de pudim de leite condensado simples – Créditos de imagem do canal Receitas de Pai

O pudim de leite condensado destaca-se como uma das sobremesas mais adoradas e icônicas do Brasil. Ele é fácil de fazer, leva poucos ingredientes e tem uma textura cremosa e um sabor irresistível. Você tem conhecimento sobre como preparar um pudim de leite condensado impecável? Neste artigo, vamos acertar na receita e impressionar a sua família e os seus amigos.

O que é o pudim de leite condensado?

O pudim de leite condensado é uma variação do pudim, que é uma sobremesa feita com ovos, leite e açúcar, cozida em banho-maria no forno ou no fogão. O pudim de leite condensado leva, além desses ingredientes, o leite condensado, que é um leite cozido com açúcar até ficar espesso e doce. O leite condensado confere ao pudim um sabor mais intenso e uma textura mais firme.

Como fazer o pudim de leite condensado?

Para a confecção do pudim de leite condensado, será necessário:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 Lata de leite (utilize a medida equivalente à lata de leite condensado)
  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/4 de xícara de água

Modo de preparo:

Na panela, aqueça o açúcar e a água em fogo médio, mexendo até a completa dissolução. Pare de mexer e deixe cozinhar até formar uma calda caramelizada, com uma cor dourada. Cuidado para não queimar.

Despeje a calda em uma forma de pudim, espalhando por toda a superfície e as laterais. Reserve.

No liquidificador, processe o leite condensado, o leite e os ovos até obter uma mistura homogênea.

Despeje a mistura na forma caramelizada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180°C, em banho-maria, por cerca de 1 hora e meia, ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo.

Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou de um dia para o outro.

Desenforme o pudim em um prato, com cuidado para não quebrar. Se necessário, aqueça a forma em banho-maria para soltar a calda.

Sirva gelado ou em temperatura ambiente, com a calda por cima.

Qual é a origem do pudim de leite condensado?

O pudim de leite condensado é uma adaptação brasileira do pudim de leite, que tem origem na Europa. O pudim de leite é uma receita antiga, que remonta à Idade Média, quando era chamado de flan. O flan era feito com leite, ovos, açúcar e aromatizado com baunilha, limão ou laranja. Ele era cozido em banho-maria em formas individuais, chamadas de flaneras, e servido com calda de caramelo.

O leite condensado foi inventado na França, em 1820, pelo confeiteiro Nicolas Appert, que queria preservar o leite por mais tempo. Ele descobriu que, ao cozinhar o leite com açúcar em uma panela fechada, ele se tornava mais espesso, doce e durável. O leite condensado se popularizou na Europa e nos Estados Unidos, sendo usado em diversas receitas doces.

O pudim de leite condensado surgiu no Brasil no século XIX, quando o leite condensado chegou ao país, trazido pelos imigrantes europeus. Os brasileiros adaptaram a receita do pudim de leite, substituindo parte do leite e do açúcar pelo leite condensado, que era mais prático e saboroso. O pudim de leite condensado se tornou uma das sobremesas mais típicas e queridas da culinária brasileira, sendo servido em diversas ocasiões.

Quais são os complementos ideais para servir junto ao pudim de leite condensado?

O pudim de leite condensado é uma sobremesa que combina com vários tipos de acompanhamentos, que podem realçar ou contrastar o seu sabor. Aqui estão duas opções de complementos que você pode experimentar:

  • Frutas frescas: as frutas frescas trazem um toque de acidez e frescor ao pudim, que equilibra o seu doce. Você pode usar frutas como morango, kiwi, abacaxi, manga, uva, pêssego, cereja, framboesa, amora, entre outras. Corte as frutas em pedaços pequenos e sirva ao lado do pudim, ou faça uma salada de frutas e coloque por cima do pudim.
  • Chantilly: o chantilly é um creme batido com açúcar e baunilha, que tem uma textura leve e aerada. Ele é um clássico acompanhamento para sobremesas, que traz um toque de cremosidade e suavidade ao pudim. Você tem a opção de preparar seu próprio chantilly, batendo creme de leite fresco com açúcar e baunilha na batedeira, ou adquirir pronto. Coloque o chantilly em um saco de confeitar e decore o pudim com ele, ou sirva em uma tigela à parte.

Conclusão

O pudim de leite condensado é uma sobremesa deliciosa, fácil de fazer e que agrada a todos. Neste artigo, você aprendeu a fazer um pudim de leite condensado perfeito, desde os ingredientes até o modo de preparo. Você também conheceu a origem do pudim de leite condensado e algumas sugestões de acompanhamentos para ele. Agora, é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa maravilha. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

Siga nossa página no Facebook ! Receitas da Tia Zilda

Veja mais receitas deliciosas abaixo:

Queijadinha deliciosa e simples de fazer

Torta de Abacaxi: uma receita fácil, rápida e deliciosa

Torta de maracujá uma sobremesa fácil, rápida e saborosa

Gelatina de Morango: uma sobremesa deliciosa

Mousse de cupuaçu simples e saborosa

Autor

  • Receitas fáceis, receitas de vo, receitas da vovó

    Me chamo Zilda, mas pode me chamar de Tia Zilda. Sou apaixonada por culinárias desde jovem. Aqui você vai encontrar receitas maravilhosas para o seu dia a dia!

    Ver todos os posts