Continua após a publicidade..

Quibe: uma receita saborosa e fácil de preparar

Quibe: uma receita saborosa e fácil de preparar
Quibe: uma receita saborosa e fácil de preparar – imagem do canal Receitas de Pai
Continua após a publicidade..

O quibe é um prato típico do Oriente Médio que conquistou o paladar dos brasileiros. Ele consiste em um bolinho de massa de triguilho ou semolina, recheado com carne moída e temperado com ervas. O quibe pode ser servido cru, cozido ou frito, e é uma ótima opção para petiscos, lanches ou refeições. Neste artigo, vamos experimentar o quibe e se apaixonar por essa delícia.

O que é o quibe e por que ele é tão gostoso?

O quibe (ou kibe) é uma palavra de origem árabe que significa “bola”. Ele surgiu na região da Mesopotâmia, onde os povos antigos misturavam carne com cereais para conservá-la melhor. Com o tempo, o prato se espalhou por todo o Oriente Médio e ganhou diversas variações de ingredientes e modos de preparo

Continua após a publicidade..

O quibe é tão gostoso porque combina a textura macia e crocante da massa de triguilho ou semolina com o sabor intenso e aromático da carne moída e das ervas, como cebola, alho, hortelã e pimenta. Além disso, o quibe pode ser recheado com queijo, nozes, coalhada ou outros ingredientes de sua preferência.

Como fazer o quibe em casa?

Fazer o quibe em casa é mais fácil do que você imagina. Apenas alguns ingredientes simples e um pouco de paciência são tudo o que você precisa. Veja a seguir uma receita simples e prática de quibe frito: – Ingredientes

Ingredientes:

  • 500 g de trigo para quibe: enxague e deixe-o imerso em água morna por 30 minutos
  • 1 kg de carne bovina magra moída
  • 1 cebola picada
  • 10 folhas de hortelã picadas
  • 1 pitada de pimenta síria
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Óleo para fritar

Recheio:

Continua após a publicidade..

3 colheres (chá) de azeite de oliva

1 colher (sopa) de óleo

500 g de carne bovina magra moída

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

2 tomates sem pele e sementes picados

Sal a gosto

Modo de preparo:

Escorra e comprima o trigo entre as mãos para remover o excesso de água

incorpore os ingredientes restantes e processe na máquina de moer (ou processador) ou amasse vigorosamente até atingir uma consistência moldável (ponto de enrolar)

Modele pequenas porções da massa em forma de bolas, faça uma cavidade no centro de cada uma delas e coloque o recheio.

Feche, enrole e molde o quibe, alongando-o nas duas extremidades.

Frite poucas unidades de cada vez em óleo quente em abundância até que fiquem douradas, depois escorra em papel absorvente.

Recheio:

Aqueça uma mistura de azeite e óleo e refogue a carne até que ela fique dourada e solta.

Incorpore os ingredientes restantes e cozinhe até que a mistura comece a reduzir a quantidade de líquido.

Utilize morno.

Qual é a origem do quibe no Brasil?

O quibe chegou ao Brasil junto com os imigrantes libaneses e sírios no final do século XIX e início do século XX. Eles trouxeram na bagagem suas tradições culinárias e culturais, que se misturaram com as dos brasileiros. O quibe se adaptou ao gosto local e ganhou novas formas e sabores.

Um exemplo disso é o quibebe, uma sopa típica do Nordeste brasileiro que leva abóbora, leite de coco, carne seca e temperos. Outro exemplo é o quibe de forno, uma versão assada do quibe que leva uma camada de queijo e presunto por cima.

Quais são os melhores acompanhamentos para o quibe?

O quibe pode ser servido de diversas maneiras, dependendo da ocasião e do seu apetite. Você pode comer o quibe sozinho, como um petisco ou um lanche, ou acompanhado de outros pratos, como uma refeição completa. Aqui vão algumas sugestões de acompanhamentos para o quibe:

  • Salada de tabule: uma salada refrescante e nutritiva feita com triguilho, tomate, pepino, cebola, salsinha, hortelã, suco de limão, azeite, sal e pimenta. É o acompanhamento clássico do quibe e combina muito bem com ele.
  • Coalhada seca: um tipo de iogurte espesso e azedo que é muito consumido no Oriente Médio. Ele é usado para temperar o quibe ou para comer com pão. Você pode fazer a coalhada seca em casa ou comprar pronta no mercado.
  • Molho de tahine: um molho cremoso e saboroso feito com pasta de gergelim, suco de limão, alho, sal e água. Ele é usado para regar o quibe ou para mergulhar os pedaços. Você pode fazer o molho de tahine em casa ou comprar pronto no mercado.

Conclusão

O quibe é um prato delicioso, versátil e fácil de fazer. Ele tem origem no Oriente Médio, mas se tornou popular no Brasil graças aos imigrantes libaneses e sírios. Você pode experimentar o quibe cru, cozido ou frito, e acompanhá-lo de salada de tabule, coalhada seca ou molho de tahine. Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e deixe sua opinião sincera e suas sugestões nos comentários. Bom apetite!

Siga nossa página no Facebook ! Receitas da Tia Zilda

Veja mais receitas deliciosas abaixo

Croquete de Carne delicioso e simples de fazer

Mini pizzas irresistíveis

Frango Empanado: uma receita irresistível

Receita de mousse de maracujá para saborear

Coxinha de Frango Deliciosa

Autor

  • Tia Zilda

    Me chamo Zilda, mas pode me chamar de Tia Zilda. Sou apaixonada por culinárias desde jovem. Aqui você vai encontrar receitas maravilhosas para o seu dia a dia!

    View all posts