O pavê de morango é uma das sobremesas mais populares e queridas pelos brasileiros. Ele combina camadas de biscoitos, creme, chocolate e morangos frescos, criando uma explosão de sabores e texturas. Além de ser muito saboroso, o pavê de morango é fácil de preparar e pode ser feito com ingredientes simples e acessíveis. Neste artigo, vamos fazer um pavê de morango perfeito, que vai agradar a toda a família. Confira!
O que é pavê de morango?
O pavê de morango é uma receita brasileira inspirada na sobremesa francesa pavé, que significa “calçada” em francês. O nome se refere à aparência das camadas de biscoitos que lembram as pedras usadas nas calçadas francesas. O pavê é uma sobremesa versátil, que pode ser feita com diversos sabores e recheios. O pavê de morango é um dos mais tradicionais e apreciados, pois combina o azedinho da fruta com o doce do creme e do chocolate.
Como fazer pavê de morango?
Para fazer um pavê de morango, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 pacote de biscoito maisena ou champanhe
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite (use a medida da lata do leite condensado)
- 2 gemas peneiradas
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 1 caixa de creme de leite
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 300 g de chocolate meio amargo picado
- 500 g de morangos lavados e picados
- Chantilly e morangos inteiros para decorar
O modo de preparo é simples:
Em uma panela, misture o leite condensado, o leite, as gemas e o amido de milho. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo e adicione o creme de leite e a essência de baunilha. Reserve.
Em outra panela, derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Reserve.
Em um refratário grande, monte o pavê nesta ordem: uma camada de biscoitos umedecidos no leite, uma camada de creme branco, uma camada de morangos picados, uma camada de chocolate derretido. Repita as camadas até acabarem os ingredientes, terminando com o chocolate.
Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até firmar bem.
Decore com chantilly e morangos inteiros a gosto.
De onde vem a origem do pavê de morango?
Não se sabe ao certo quando e onde surgiu o pavê de morango, mas há algumas hipóteses sobre a sua origem. Uma delas é que ele foi criado por imigrantes franceses que adaptaram a receita do pavé original usando ingredientes locais, como o leite condensado e os morangos. Outra possibilidade é que ele tenha sido inventado por confeiteiros brasileiros que se inspiraram na sobremesa francesa e na torta holandesa, outra receita famosa que leva biscoitos, creme e chocolate.
Quais são os melhores acompanhamentos para o pavê de morango?
O pavê de morango é uma sobremesa completa por si só, mas se você quiser incrementar ainda mais o seu sabor, pode servir alguns acompanhamentos que combinam bem com ele. Veja algumas sugestões:
- Sorvete: uma bola de sorvete de creme ou baunilha fica ótima com o pavê de morango, pois traz uma sensação refrescante e contrastante com o chocolate quente.
- Café: uma xícara de café forte e aromático é uma boa pedida para acompanhar o pavê de morango, pois equilibra o doce da sobremesa e realça o seu sabor.
- Vinho: se você quiser uma harmonização mais sofisticada, pode optar por um vinho tinto leve e frutado, como um pinot noir ou um merlot, que combinam com o chocolate e os morangos.
Conclusão
O pavê de morango é uma sobremesa deliciosa, fácil de fazer e que agrada a todos os paladares. Com as nossas dicas, você vai conseguir fazer um pavê de morango perfeito, que vai deixar os seus convidados impressionados. Experimente e nos conte o que achou. Por favor, compartilhe sua opinião honesta e suas sugestões na seção de comentários também. Até a próxima!
Siga nossa página no Facebook ! Receitas da Tia Zilda
Veja mais receitas deliciosas abaixo:
Pudim de morango muito simples
Mousse de chocolate uma sobremesa saborosa