A moqueca de peixe é um prato que faz parte da cultura e da história do Brasil. Ela é originária dos povos indígenas que habitavam o litoral, e foi adaptada ao longo dos séculos com a influência dos colonizadores portugueses e dos escravos africanos. A moqueca de peixe é feita com peixes frescos cozidos em um molho à base de leite de coco, azeite de dendê, cebola, tomate, pimentão e coentro. Ela pode ser acompanhada de arroz branco, farofa e pirão.
Como fazer moqueca de peixe
Para preparar essa receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes: peixe, leite de coco, azeite de dendê, cebola, tomate, pimentão, coentro, alho, sal, pimenta, limão e farinha de mandioca.
Primeiramente, tempere o peixe com sal, pimenta e limão e deixe marinar por 30 minutos. Em seguida, em uma panela grande, refogue a cebola, o alho, o tomate e o pimentão no azeite de dendê até ficarem macios. Então, adicione o leite de coco e deixe ferver. Por fim, coloque o peixe e o coentro na panela e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos, ou até o peixe ficar cozido. Enquanto isso, prepare o pirão, misturando a farinha de mandioca com um pouco do caldo da moqueca em uma panela e mexendo até engrossar.
Ingredientes e modo de preparo da moqueca de peixe
- 1 quilograma de peixe em pedaços (pode ser robalo, badejo, cação ou outro de sua escolha)
- 400 ml de leite de coco
- 4 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 1 cebola grande picada
- 2 tomates picados
- 1 pimentão verde picado
- 1/2 xícara (chá) de coentro picado
- 4 dentes de alho picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Suco de 1 limão
- 2 colheres (sopa) de coentro picadinho
- 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca
- ¼ xícara (chá) de salsinha picadinha
modo de preparo
Tempere o peixe com sal, pimenta e limão e deixe marinar por 30 minutos na geladeira.
Em uma panela grande, aqueça o azeite de dendê e refogue a cebola, o alho, o tomate e o pimentão por cerca de 10 minutos, ou até ficarem macios.
Incorpore o leite de coco e permita que a mistura atinja o ponto de fervura. Ajuste o sal e a pimenta se necessário.
Coloque o peixe e o coentro na panela e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos, ou até o peixe ficar cozido. Não mexa muito para não desmanchar o peixe.
Em outra panela, misture a farinha de mandioca com um pouco do caldo da moqueca e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até formar um pirão cremoso.
Sirva a moqueca de peixe com o pirão, arroz branco e farofa.
Dicas para deixar a sua moqueca de peixe ainda mais gostosa
- Você pode variar o tipo de peixe ou usar mais de um na mesma receita, como camarão, lula, polvo ou mexilhão.
- Você pode acrescentar outros temperos à sua moqueca, como pimenta dedo-de-moça, gengibre, cominho ou colorau.
- Você pode substituir o azeite de dendê por azeite de oliva ou óleo vegetal, mas o sabor ficará diferente.
- Você pode substituir o leite de coco por creme de leite ou iogurte natural, mas a textura ficará mais grossa.
- Você pode substituir a farinha de mandioca por fubá, farinha de trigo ou amido de milho para fazer o pirão.
Perguntas frequentes sobre a moqueca de peixe
- Qual é a origem da moqueca de peixe? A moqueca de peixe é um prato típico da culinária brasileira, que surgiu da mistura das tradições indígenas, portuguesas e africanas. O nome moqueca vem do termo tupi mokem, que significa assar em folhas. Originalmente, a moqueca era feita com peixes assados em folhas de bananeira sobre brasas. Com a chegada dos portugueses, foram introduzidos ingredientes como o leite de coco, o azeite de dendê e o coentro. Com a vinda dos escravos africanos, foram adicionados temperos como o alho, a cebola e a pimenta.
- Qual é a diferença entre a moqueca baiana e a moqueca capixaba? A moqueca baiana e a moqueca capixaba são as duas versões mais conhecidas da moqueca de peixe no Brasil. A moqueca baiana é feita com leite de coco e azeite de dendê, que dão um sabor mais adocicado e marcante ao prato. A moqueca capixaba é feita sem esses ingredientes, e leva azeite de oliva, urucum e salsa, que dão um sabor mais suave e delicado ao prato. Ambas as moquecas podem levar outros frutos do mar, como camarão, lula, polvo ou mexilhão.
- Como escolher o melhor peixe para fazer moqueca? O melhor peixe para fazer moqueca é aquele que seja fresco, firme e sem espinhas. Você pode usar o peixe de sua preferência, mas alguns dos mais indicados são o robalo, o badejo, o cação, o namorado, o dourado, o salmão ou o atum. Evite peixes muito gordurosos, como a sardinha, a cavala ou o arenque, pois eles podem deixar a moqueca muito pesada.
- Como conservar e reaproveitar a moqueca de peixe? A moqueca de peixe pode ser conservada na geladeira por até 3 dias, ou no freezer por até 3 meses. Para reaproveitar, você pode aquecer a moqueca em uma panela ou no micro-ondas, ou usar como recheio de tortas, empadas, pastéis ou coxinhas. Você também pode desfiar o peixe e fazer bolinhos, croquetes, saladas ou sanduíches.
Conclusão
A moqueca de peixe é uma receita fácil, rápida e deliciosa, que agrada a todos os paladares. É uma escolha ideal para ser apreciada em eventos especiais, como almoços em família, jantares românticos ou encontros com amigos. Além de ser muito saborosa, a moqueca de peixe é nutritiva, pois contém proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais. Experimente fazer essa receita em casa e surpreenda-se com o resultado!
Esperamos que você tenha gostado desse artigo sobre moqueca de peixe. Caso haja qualquer dúvida, sugestão ou opinião, por favor, compartilhe-as deixando um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você achou! Até a próxima!
Siga nossa página no Facebook ! Receitas da Tia Zilda
Veja mais receitas deliciosas abaixo:
Canja de galinha receita fácil e simples
Receita de carne louca que derrete na boca