A esfiha de frango é um salgado típico da culinária árabe, que consiste em uma massa fina recheada com frango temperado e assada no forno. É uma ótima opção para lanches, festas ou refeições rápidas, pois é fácil de fazer e agrada a todos os paladares. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer uma esfiha de frango deliciosa, com dicas de ingredientes, modo de preparo e acompanhamentos. Confira!
O que é uma esfiha de frango e por que ela é tão saborosa?
A esfiha de frango é um tipo de pastel assado, originário do Oriente Médio, que se popularizou no Brasil graças à imigração árabe. A palavra esfiha vem do árabe sfiha, que significa “pão com carne”. A versão mais comum no Brasil é a fechada, em formato triangular, mas também existe a aberta, em formato redondo e com o recheio exposto.
O segredo para uma esfiha de frango saborosa está na massa e no recheio. A massa deve ser macia, leve e crocante nas bordas, e o recheio deve ser úmido, temperado e bem distribuído. Alguns ingredientes que podem dar um toque especial à sua esfiha são: cebola, alho, tomate, cheiro-verde, azeitona, queijo, requeijão, catupiry, molho de tomate, limão, pimenta e especiarias como cominho, canela e zátar.
Como fazer uma esfiha de frango: ingredientes e modo de preparo
Para fazer uma esfiha de frango deliciosa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Para a massa:
- 1 kg de farinha de trigo
- 30 g de fermento biológico fresco
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal
- 1/4 de xícara (chá) de óleo
- 1/4 de xícara (chá) de manteiga derretida
- 2 ovos
- Água morna o suficiente para dar o ponto
- Para o recheio:
- 500 g de peito de frango cozido e desfiado
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Cheiro-verde picado a gosto
- Suco de meio limão
O modo de preparo é o seguinte:
Para a massa:
Em uma tigela ampla, combine o fermento com o açúcar até que se dissolvam. Adicione o sal, o óleo, a manteiga e os ovos e misture bem.
Acrescente a farinha aos poucos, mexendo com uma colher ou com as mãos, até formar uma massa homogênea e que desgrude das mãos. Se necessário, adicione mais água ou farinha.
Trabalhe a massa por aproximadamente 10 minutos em uma superfície polvilhada com farinha, até que ela fique lisa e flexível.
Coloque a massa em uma tigela untada com óleo e cubra com um pano úmido. Deixe repousar em um local aquecido por aproximadamente uma hora ou até que a massa dobre de tamanho.
Para o recheio:
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até que fiquem macios. Adicione o frango desfiado e tempere com sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde. Desligue o fogo e acrescente o suco de limão. Reserve.
Para montar as esfihas:
Divida a massa em porções iguais e modele em bolinhas. Abra cada bolinha com um rolo em um disco fino e coloque uma colher (sopa) de recheio no centro.
Feche a esfiha, unindo as bordas da massa em três pontos, formando um triângulo. Aperte bem as pontas para não abrir durante o cozimento.
Disponha as esfihas em uma assadeira previamente untada com óleo, mantendo um espaço entre cada uma delas. Pincele as esfihas com gema de ovo batida e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até dourarem.
A origem da esfiha de frango
A esfiha de frango é uma adaptação brasileira da esfiha tradicional árabe, que leva carne bovina ou de cordeiro como recheio. Acredita-se que a esfiha tenha surgido na Síria, há mais de mil anos, como uma forma de aproveitar as sobras de carne assada. Os árabes costumavam enrolar a carne em pedaços de pão e levá-los como lanche para as viagens pelo deserto.
A esfiha chegou ao Brasil no final do século XIX, com os primeiros imigrantes árabes, que se instalaram principalmente em São Paulo. Eles começaram a vender as esfihas nas ruas e nas feiras, e logo conquistaram o paladar dos brasileiros. Com o tempo, a receita foi se adaptando aos ingredientes locais, e surgiram novos sabores de recheio, como frango, queijo, calabresa e chocolate.
Acompanhamentos para a esfiha de frango
A esfiha de frango é uma delícia por si só, mas pode ficar ainda melhor se acompanhada de alguns molhos ou saladas. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos para a sua esfiha:
- Molho de coalhada: Em uma tigela, misture 1 xícara (chá) de coalhada seca, 2 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Se quiser, adicione um pouco de hortelã picada para dar um toque refrescante. Sirva o molho em uma molheira ou coloque uma colher (chá) sobre cada esfiha.
- Salada tabule: Em uma tigela, misture 1 xícara (chá) de trigo para quibe hidratado e escorrido, 2 tomates picados sem sementes, 1 pepino picado sem casca e sem sementes, 1 cebola picada, 1/4 de xícara (chá) de salsinha picada, 1/4 de xícara (chá) de hortelã picada, suco de 1 limão, 1/4 de xícara (chá) de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e leve à geladeira por pelo menos meia hora antes de servir.
Conclusão:
Neste artigo, você aprendeu como fazer uma esfiha de frango deliciosa, com dicas de ingredientes, modo de preparo e acompanhamentos. Agora você pode surpreender seus amigos e familiares com essa receita típica da culinária árabe, que é fácil de fazer e muito saborosa. Experimente e depois nos conte o que achou. Deixe também sua opinião sincera e suas sugestões para melhorar o nosso conteúdo. Obrigado pela leitura e até a próxima!
Siga nossa página no Facebook ! Receitas da Tia Zilda
Veja mais receitas deliciosas abaixo :
Torta de Carne Moída Deliciosa
Esfiha de carne simples e fácil