Continua após a publicidade..

Esfiha de carne simples e fácil

Esfiha de carne deliciosa
Esfiha de carne deliciosa – imagem do canal Receitas de Pai
Continua após a publicidade..

A esfiha é um salgado típico da culinária árabe, que consiste em uma massa fina e macia, recheada com carne, queijo, verdura ou outros ingredientes. É uma ótima opção para o lanche, a festa ou a venda, pois é fácil de fazer, saborosa e versátil. Neste artigo, você vai aprender o que é a esfiha, qual a sua origem, como preparar a massa e o recheio, e quais são os melhores acompanhamentos para essa delícia. Vamos lá?

O que é a esfiha e qual a sua origem?

A esfiha é um prato originário do Oriente Médio, que surgiu há mais de mil anos. O nome vem do árabe sfiha, que significa “pão com carne”. A receita original era feita com carne de carneiro picada e temperada com cebola, salsa, hortelã e especiarias, envolvida por uma massa fina de trigo e assada no forno. A esfiha era consumida pelos beduínos, nômades do deserto, que levavam a massa e a carne crua em suas viagens e as assavam na hora de comer.

Continua após a publicidade..

Com o tempo, a esfiha se espalhou por diversos países árabes e sofreu variações de acordo com os costumes locais. No Líbano, por exemplo, a esfiha é aberta e tem formato redondo. Na Síria, ela é fechada e tem formato triangular. No Egito, ela é recheada com queijo ou verdura. No Brasil, a esfiha chegou com os imigrantes árabes no início do século XX e se popularizou em todo o país, ganhando novos sabores e formas.

Como fazer a massa da esfiha?

A massa da esfiha é simples de fazer e leva poucos ingredientes: farinha de trigo, fermento biológico, leite, óleo, açúcar e sal. O segredo é sovar bem a massa até ficar lisa e elástica, e deixar descansar até dobrar de volume. Depois, é só abrir a massa com um rolo, cortar em discos e rechear com o sabor de sua preferência.

Continua após a publicidade..

Para preparar a massa da esfiha, será necessário ter à disposição os seguintes ingredientes

Continua após a publicidade..
  • 500 ml de leite em temperatura ambiente
  • 70 g de fermento biológico
  • 100 ml de óleo
  • 1 colher (sopa) rasa de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 kg de farinha de trigo (aproximadamente)

O modo de preparo é o seguinte:

Numa vasilha, misture o leite, o fermento, o óleo, o sal e o açúcar.

Vá colocando a farinha de trigo aos poucos, enquanto mistura com as mãos até obter uma massa homogênea.

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por cerca de 15 minutos ou até desgrudar das mãos.

Cubra a massa com um pano úmido e deixe descansar em um lugar aquecido por cerca de 40 minutos ou até dobrar de volume.

Divida a massa em pequenas porções e abra cada uma com um rolo até formar discos finos.

Coloque o recheio no centro de cada disco e feche no formato que desejar: aberto (redondo), fechado (triangular) ou flor (com as bordas enroladas).

Disponha as esfihas em uma assadeira levemente untada com óleo ou manteiga, deixando um espaço entre elas.

Leve ao forno preaquecido a 250°C por cerca de 10 minutos ou até dourarem.

Como fazer o recheio da esfiha?

O recheio da esfiha pode ser feito com carne moída (patinho ou fraldinha), cebola picada, salsa e cebolinha verde picadas, hortelã picada, tomate sem sementes picado, suco de limão, sal e pimenta-do-reino a gosto. O importante é temperar bem a carne e deixar escorrer o excesso de líquido antes de usar.

Para fazer o recheio da esfiha, você vai precisar de:

  • 500 gramas de carne moída, idealmente feita com patinho ou fraldinha.
  • 1 cebola grande bem picada
  • 1 xícara de chá de salsa e cebolinha verde, ambas picadas
  • 1 colher (sopa) de hortelã picada
  • 1 tomate grande sem sementes picado
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  2. Deixe o recheio descansar por cerca de 15 minutos para pegar o sabor dos temperos.
  3. Coloque o recheio sobre uma peneira e aperte com uma colher para escorrer o excesso de líquido.
  4. Use o recheio para rechear as esfihas, colocando uma colher (sopa) cheia no centro de cada disco de massa.

Qual é a história da esfiha?

A história da esfiha se confunde com a história da culinária árabe, que é uma das mais antigas e ricas do mundo. A esfiha é um dos pratos mais tradicionais dessa cultura, que se baseia no uso de cereais, legumes, frutas, carnes, laticínios e especiarias. A esfiha é considerada um alimento sagrado pelos muçulmanos, que a consomem durante o Ramadã, o mês sagrado do jejum.

A origem da esfiha está relacionada à necessidade dos beduínos, povos nômades do deserto, de terem um alimento prático, nutritivo e durável para suas longas viagens. Eles levavam consigo a massa crua e a carne temperada, que eram assadas em fogueiras ou fornos improvisados na hora da refeição. A esfiha era consumida com as mãos ou com pão árabe, chamado de khubz.

Com as migrações e as trocas culturais, a esfiha se difundiu por diversos países do Oriente Médio e da África, ganhando novas formas e sabores. No Líbano, por exemplo, a esfiha é aberta e tem formato redondo. Na Síria, ela é fechada e tem formato triangular. No Egito, ela é recheada com queijo ou verdura. No Iraque, ela é chamada de fatayer e pode ter recheio de espinafre ou coalhada.

No Brasil, a esfiha chegou com os imigrantes árabes no início do século XX, principalmente os libaneses e os sírios, que se instalaram em São Paulo e no Rio de Janeiro. Eles abriram padarias, lanchonetes e restaurantes que ofereciam a esfiha como um dos principais produtos. A esfiha logo conquistou o paladar dos brasileiros, que passaram a apreciar essa delícia em todo o país.

Quais são os melhores acompanhamentos para a esfiha?

A esfiha pode ser consumida sozinha ou acompanhada de outros pratos típicos da culinária árabe. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que combinam muito bem com a esfiha:

  • Homus: pasta feita com grão-de-bico cozido, tahine (pasta de gergelim), alho, suco de limão, sal e azeite. É servida fria ou em temperatura ambiente, com pão árabe ou torradas.
  • Tabule: salada feita com trigo para quibe hidratado, tomate picado, pepino picado, cebola picada, salsa picada, hortelã picada, suco de limão, sal e azeite. É servida fria ou em temperatura ambiente.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é a esfiha, qual a sua origem, como fazer a massa e o recheio, e quais são os melhores acompanhamentos para essa delícia.

Siga nossa página no Facebook ! Receitas da Tia Zilda

Veja mais receitas deliciosas abaixo

Croquete de Carne delicioso e simples de fazer

Mini pizzas irresistíveis

Coxinha de Frango Deliciosa

Pão de Queijo: A Saborosa Tradição Mineira

Frango Empanado: uma receita irresistível

Autor

  • Tia Zilda

    Me chamo Zilda, mas pode me chamar de Tia Zilda. Sou apaixonada por culinárias desde jovem. Aqui você vai encontrar receitas maravilhosas para o seu dia a dia!

    View all posts