
Você já experimentou enroladinho de salsicha? Essa é uma receita simples, rápida e prática que pode ser servida como aperitivo, lanche ou refeição. O enroladinho de salsicha é feito com massa folhada ou de pastel, que envolve uma salsicha inteira ou cortada em pedaços. Depois, é só assar ou fritar e se deliciar com essa iguaria.
O que é Enroladinho de Salsicha?
O enroladinho de salsicha é um salgado típico da culinária brasileira, que pode ser encontrado em padarias, lanchonetes e festas infantis. Ele é feito com uma massa fina e crocante, que pode ser folhada ou de pastel, e recheado com uma salsicha inteira ou em pedaços. O enroladinho de salsicha pode ser assado no forno ou frito em óleo quente, e pode ser servido puro ou com molhos variados, como mostarda, ketchup, maionese ou vinagrete.
Como Fazer Enroladinho de Salsicha?
Fazer enroladinho de salsicha é muito fácil e rápido. Você vai precisar de:
- Massa folhada ou de pastel (pronta ou caseira)
- 12 Salsichas (do tipo que preferir)
- Água (para pincelar a massa)
- 1 Gema de ovo (para pincelar a massa)
- Óleo (para fritar) ou papel manteiga (para assar)
O passo a passo é o seguinte:
Corte a massa em retângulos do tamanho que desejar.
Coloque uma salsicha inteira ou em pedaços sobre a massa e enrole, apertando bem as bordas para fechar.
Pincele a massa com água e depois com gema de ovo, para dar brilho e cor.
Frite os enroladinhos em óleo quente até dourarem ou asse-os em forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, sobre uma assadeira forrada com papel manteiga.
Escorra os enroladinhos fritos em papel toalha e sirva-os quentes ou frios.
A Origem do Enroladinho de Salsicha
Não se sabe ao certo a origem do enroladinho de salsicha, mas há algumas hipóteses. Uma delas é que ele seja uma adaptação brasileira do cachorro-quente americano, que consiste em um pão recheado com uma salsicha e coberto com molhos. Outra possibilidade é que ele tenha sido inspirado pelo strudel alemão, um doce feito com massa folhada e recheado com frutas ou creme.
O que se sabe é que o enroladinho de salsicha se popularizou no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, como uma opção barata e saborosa de salgado. Ele também se tornou um dos preferidos das crianças, que adoram comer enroladinho de salsicha nas festas de aniversário.
Acompanhamentos para o Enroladinho de Salsicha
O enroladinho de salsicha pode ser servido sozinho ou acompanhado de diversos molhos, como mostarda, ketchup, maionese, vinagrete, barbecue ou chutney. Além disso, você pode incrementar o seu enroladinho de salsicha com outros ingredientes, como queijo, presunto, bacon, tomate, orégano ou ervas finas.
Outra ideia é servir o enroladinho de salsicha com outros salgados, como coxinha, empada, rissole, esfiha ou quibe. Assim, você terá um lanche completo e variado para agradar a todos os paladares.
Conclusão
O enroladinho de salsicha é uma receita fácil, rápida e deliciosa que pode ser feita com massa folhada ou de pastel. Ele pode ser assado ou frito e servido com diversos molhos e acompanhamentos. O enroladinho de salsicha é um salgado típico da culinária brasileira, que tem origem incerta, mas que conquistou o gosto de muitas pessoas.
Espero que você tenha gostado deste artigo e que se anime a fazer o seu próprio enroladinho de salsicha. Caso surjam dúvidas, sugestões ou opiniões, por favor, não hesite em compartilhá-las na seção de comentários abaixo. Eu ficarei feliz em responder. Até a próxima!
Siga nossa página no Facebook ! Receitas da Tia Zilda
Veja mais receitas deliciosas abaixo:
Esfiha de carne simples e fácil
Pão de Queijo: A Saborosa Tradição Mineira
Croquete de Carne delicioso e simples de fazer
Enroladinho de Presunto: receita simples e saborosa para saborear em casa