Continua após a publicidade..

Empadinha de carne seca saborosa e deliciosa

Empadinha de carne seca saborosa e deliciosa
Empadinha de carne seca saborosa e deliciosa – imagem do canal Cozinha sem Misterio
Continua após a publicidade..

Você já experimentou uma empadinha de carne seca? Essa é uma receita típica da culinária brasileira, que combina uma massa crocante e leve com um recheio saboroso e suculento. A empadinha de carne seca é uma ótima opção para servir como entrada, lanche ou até mesmo como prato principal. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer essa delícia em casa, com dicas simples e práticas. Confira!

O que é uma empadinha de carne seca?

A empadinha de carne seca é um tipo de salgado assado, feito com uma massa podre, que leva farinha de trigo, manteiga, ovos e sal. A massa é modelada em forminhas individuais e recheada com carne seca desfiada e temperada. Depois, a empadinha é coberta com mais massa e levada ao forno até dourar. O resultado é uma empadinha crocante por fora e macia por dentro, com um recheio cremoso e cheio de sabor.

Continua após a publicidade..

Como fazer a empadinha de carne seca?

Para fazer a empadinha de carne seca, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Para a massa:
  • 500 g de farinha de trigo
  • 250 g de manteiga gelada em cubos
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de sal
  • Para o recheio:
  • 500 gramas de carne seca previamente dessalgada e cozida
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Salsinha picada a gosto
  • 200 g de requeijão cremoso

O modo de preparo é o seguinte:

Para a massa:

Continua após a publicidade..

Em uma tigela, combine a farinha e o sal. Acrescente a manteiga e utilize as pontas dos dedos para esfarelar até obter uma textura de farofa.

Continua após a publicidade..

Incorpore os ovos e misture até obter uma massa uniforme. Caso seja preciso, adicione uma pequena quantidade de água gelada para obter a consistência desejada.

Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Para o recheio:

Desfie a carne seca e reserve.

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.

Junte a carne seca e tempere com sal, pimenta e salsinha. Misture bem e desligue o fogo.

Para montar as empadinhas:

Preaqueça o forno a 180°C e unte forminhas de empada com manteiga ou óleo.

Abra a massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada e corte círculos do tamanho das forminhas.

Forre as forminhas com a massa, deixando uma borda para fora. Coloque uma colher (sopa) do recheio de carne seca em cada forminha e cubra com uma colher (chá) de requeijão cremoso.

Corte mais círculos de massa e feche as empadinhas, apertando bem as bordas. Faça um furo no centro de cada empadinha com um palito ou uma faca.

Pincele as empadinhas com gema batida e leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até dourarem.

Remova do forno e aguarde um breve período para que esfrie um pouco antes de desenformar.

Qual é a origem da empadinha de carne seca?

A empadinha de carne seca é uma receita que tem origem na influência portuguesa na culinária brasileira. Os portugueses trouxeram para o Brasil a tradição de fazer pastéis assados com diversos recheios, como carne, frango, bacalhau e queijo. Esses pastéis eram chamados de empadas, e eram feitos com uma massa folhada e crocante.

Com o tempo, as empadas foram se adaptando aos ingredientes locais e aos gostos dos brasileiros. A massa folhada foi substituída por uma massa podre, mais simples e fácil de fazer. O recheio de carne seca surgiu como uma forma de aproveitar um ingrediente típico do Nordeste, que era usado para conservar a carne bovina. A carne seca era cozida, desfiada e temperada com cebola, alho e ervas. O requeijão cremoso foi adicionado para dar mais cremosidade e sabor ao recheio.

A empadinha de carne seca se tornou um salgado muito popular em todo o Brasil, sendo encontrada em padarias, lanchonetes e festas. É uma receita que agrada a todos os paladares e que pode ser servida em qualquer ocasião.

Quais são os melhores acompanhamentos para a empadinha de carne seca?

A empadinha de carne seca é um salgado que pode ser servido sozinho ou acompanhado de outros pratos. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam muito bem com essa receita:

  • Salada verde: uma salada fresca e colorida é uma ótima opção para equilibrar o sabor da empadinha de carne seca. Você pode usar alface, rúcula, agrião, tomate, cenoura, pepino, milho, azeitona e o que mais gostar. Tempere com sal, limão, azeite e vinagre balsâmico.
  • Arroz branco: o arroz branco é um acompanhamento clássico e simples que vai bem com qualquer tipo de salgado. Você pode fazer o arroz soltinho na panela ou na panela elétrica, usando água, sal, alho e óleo. Se quiser incrementar o arroz, você pode adicionar cenoura ralada, ervilha, milho ou salsinha picada.
  • Molho de pimenta: se você gosta de um toque picante na sua empadinha de carne seca, você pode preparar um molho de pimenta caseiro para servir junto. Você vai precisar de pimentas vermelhas frescas ou secas, vinagre, sal, açúcar e alho. Bata tudo no liquidificador até formar um molho homogêneo e coloque em um recipiente com tampa. Coloque na geladeira e deixe resfriar por, no mínimo, 2 horas antes de servir.

Conclusão

A empadinha de carne seca é uma receita deliciosa e fácil de fazer, que vai surpreender os seus convidados. Para fazer esta delícia, basta ter à mão alguns ingredientes simples e reservar um pouco de tempo. Siga as nossas dicas e faça hoje mesmo essa empadinha de carne seca crocante e cremosa.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido como fazer uma empadinha de carne seca perfeita. Caso surjam dúvidas ou sugestões, por favor, não hesite em compartilhá-las na seção de comentários abaixo.. E não se esqueça de compartilhar este artigo com os seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

Siga nossa página no Facebook ! Receitas da Tia Zilda

Veja mais receitas deliciosas abaixo:

Enroladinho de Presunto: receita simples e saborosa para saborear em casa

Rissoles de carne moída deliciosos

Pão de Queijo: A Saborosa Tradição Mineira

Palitos de Queijo Crocantes e Deliciosos

Esfiha de carne simples e fácil

Autor

  • Receitas fáceis, receitas de vo, receitas da vovó

    Me chamo Zilda, mas pode me chamar de Tia Zilda. Sou apaixonada por culinárias desde jovem. Aqui você vai encontrar receitas maravilhosas para o seu dia a dia!

    Ver todos os posts