O croquete de carne é um salgadinho muito popular no Brasil, que consiste em uma massa de carne moída temperada, empanada e frita. É uma ótima opção para servir como aperitivo, lanche ou refeição, pois é saboroso, crocante e fácil de fazer. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer um croquete de carne perfeito, com dicas de ingredientes, preparo, fritura e acompanhamentos. Confira!
O que é Croquete de Carne?
O croquete de carne é um prato de origem europeia, que surgiu na França no século XIX. O nome vem do francês “croquer”, que significa “morder” ou “crocante”. O croquete original era feito com sobras de carne cozida, misturadas com farinha, ovos e temperos, e depois fritas em óleo quente. Com o tempo, o croquete se espalhou pelo mundo e ganhou diversas variações, como o croquete de frango, de peixe, de queijo e de legumes.
No Brasil, o croquete de carne é um dos salgados mais consumidos, principalmente em festas, bares e lanchonetes. Ele pode ser feito com diferentes tipos de carne, como bovina, suína ou mista, e leva ingredientes como cebola, alho, salsa, sal e pimenta. A massa do croquete é modelada em formato cilíndrico ou ovalado, passada por farinha de rosca e ovos batidos, e frita até ficar dourada e crocante.
Como Fazer Croquete de Carne?
Para fazer um croquete de carne delicioso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 500 g de carne moída
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de óleo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 xícaras (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- Salsa picada a gosto
- 2 ovos batidos
- Farinha de rosca para empanar
- Óleo para fritar
O modo de preparo é simples:
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
Coloque, a carne moída e tempere-a com sal e pimenta. Cozinhe até secar o líquido e dourar a carne. Reserve.
Em uma panela separada, derreta a manteiga e adicione a farinha de trigo. Mexa bem para formar um roux (uma pasta que serve como base para molhos).
Gradualmente, acrescente o leite, mexendo constantemente para evitar a formação de grumos. Cozinhe até engrossar e formar um creme.
Tempere o creme com sal, pimenta e salsa. Misture com a carne refogada e deixe esfriar.
Com as mãos untadas com óleo, pegue porções da massa e modele os croquetes no formato desejado.
Passe os croquetes pelos ovos batidos e pela farinha de rosca, pressionando bem para aderir.
Frite os croquetes em óleo quente até ficarem dourados e escorra em papel absorvente.
Qual é a História do Croquete de Carne?
O croquete de carne é um prato que tem uma história curiosa e interessante. Ele surgiu na França durante o reinado de Luís XIV, o Rei Sol, que governou entre 1643 e 1715. Luís XIV era famoso por sua extravagância e ostentação, e gostava de promover grandes banquetes em seu palácio de Versalhes.
Um dos cozinheiros do rei era Antoine Carême, considerado o primeiro chef-celebridade da história. Carême era conhecido por sua criatividade e habilidade na cozinha, e inventou muitos pratos que se tornaram clássicos da gastronomia francesa. Um deles foi o croquete, que ele criou para aproveitar as sobras de carne dos banquetes reais.
Carême misturou a carne cozida com farinha, ovos e temperos, e fritou a massa em pequenas porções. Ele serviu os croquetes como um petisco para o rei e seus convidados, que adoraram a novidade. O croquete fez tanto sucesso que se espalhou pela Europa e pelo mundo, ganhando diferentes nomes e versões.
Quais são as Opções Ideais de Acompanhamento para Croquete de Carne?”
O croquete de carne é um salgadinho que combina com vários tipos de acompanhamentos, dependendo do seu gosto e da ocasião. Aqui estão algumas sugestões:
- Molhos: você pode servir os croquetes com molhos variados, como maionese, ketchup, mostarda, barbecue, tártaro, rosé, alho, queijo ou vinagrete. Os molhos dão um toque extra de sabor e umidade aos croquetes, e podem ser colocados em potinhos ou bisnagas para facilitar o consumo.
- Saladas: você pode acompanhar os croquetes com saladas frescas e coloridas, como alface, tomate, cenoura, pepino, beterraba, milho, ervilha ou grão-de-bico. As saladas trazem uma textura crocante e um contraste de temperatura aos croquetes, além de fornecerem vitaminas e fibras.
- Pães: você pode montar sanduíches com os croquetes e pães de sua preferência, como francês, de forma, integral ou bisnaguinha. Você pode adicionar queijo, presunto, alface, tomate e molhos aos sanduíches, ou deixar os ingredientes separados para cada um montar o seu. Os pães tornam os croquetes mais substanciosos e saciantes.
Conclusão
O croquete de carne é um salgadinho delicioso e versátil, que pode ser servido em diversas ocasiões. A preparação deste prato é descomplicada e utiliza ingredientes simples e facilmente disponíveis. Você pode variar o tipo de carne, os temperos e os acompanhamentos para criar diferentes sabores e combinações. O croquete de carne é uma receita que agrada a todos os paladares e idades, e que faz parte da cultura gastronômica brasileira.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre como fazer um croquete de carne perfeito. Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou opinião a respeito deste tema, por favor, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você pensa. Obrigado pela sua atenção e até a próxima! Siga nossa página no Facebook Receitas da Tia Zilda
Veja mais receitas deliciosas abaixo
Receita de goulash, simples e delicioso
2 Formas de Criar uma Torta de Morango Incrivelmente Saborosa
3 Dicas para Fazer um Delicioso Bolo de Chocolate