Continua após a publicidade..

Receita nega maluca fofinha e deliciosa

Receita nega maluca fofinha e deliciosa
Receita nega maluca fofinha e deliciosa –Créditos de imagem do canal
Receitas de Pai
Continua após a publicidade..

A nega maluca é um bolo de chocolate simples, mas muito saboroso, que faz parte da culinária brasileira há décadas. É uma receita fácil de fazer, que leva ingredientes básicos e que agrada a todos os paladares. Mas como fazer uma nega maluca fofinha e deliciosa, que derreta na boca e que tenha uma cobertura cremosa e brilhante? Neste artigo, vamos acertar na receita de nega maluca fofinha e surpreender a sua família e os seus amigos. Confira!

O que é a Nega Maluca?

A nega maluca é um bolo de chocolate que tem origem incerta, mas que provavelmente surgiu no Brasil no século XX, como uma adaptação do bolo de chocolate americano. O nome nega maluca é uma referência à cor escura do bolo e à sua textura úmida e macia, que contrasta com os bolos mais secos e densos da época. A receita de nega maluca é simples e leva poucos ingredientes, como farinha, açúcar, ovos, óleo, chocolate em pó, fermento e leite. A cobertura é feita com leite condensado, chocolate em pó e manteiga, e fica com uma consistência cremosa e brilhante.

Continua após a publicidade..

Como Fazer uma Nega Maluca Fofinha?

Para fazer uma nega maluca fofinha, você vai precisar de:

  • 3 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de óleo
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher rasa de fermento em pó
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 xícara de chocolate 50%
  • 1 colher de sopa de manteiga

Siga os passos abaixo para preparar a sua nega maluca fofinha:

Em uma tigela, bata os ovos com um fouet ou um garfo até ficarem homogêneos.

Continua após a publicidade..

Adicione o açúcar e o óleo e misture bem.

Continua após a publicidade..

Peneire o chocolate em pó e a farinha de trigo e acrescente à mistura, alternando com o leite, até obter uma massa lisa e sem grumos.

Por último, adicione o fermento em pó e misture delicadamente.

Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até que um palito saia limpo ao espetar o bolo.

Enquanto o bolo assa, prepare a cobertura. Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e desgrudar do fundo da panela.

Desenforme o bolo ainda quente e cubra com a cobertura, espalhando bem com uma espátula. Deixe esfriar e sirva.

Qual é a História da Nega Maluca?

A história da nega maluca é um mistério, mas existem algumas versões que tentam explicar a sua origem. Uma delas diz que o bolo foi criado por uma empregada doméstica chamada Nega Maluca, que trabalhava para uma família rica no Rio de Janeiro.

Ela teria inventado o bolo para aproveitar as sobras de chocolate em pó que a patroa jogava fora. Outra versão diz que o bolo foi inspirado em uma personagem de quadrinhos chamada Nega Maluca, que era uma menina negra e divertida, que vivia aventuras com seus amigos. Ainda outra versão diz que o bolo foi batizado de nega maluca por causa de uma música de mesmo nome, que fez sucesso na década de 1960, e que falava sobre uma mulher negra e alegre, que dançava e cantava sem se importar com o que os outros pensavam.

Quais são os Acompanhamentos para a Nega Maluca?

A nega maluca é um bolo que pode ser servido sozinho, como uma sobremesa ou um lanche, mas que também pode ser acompanhado de outros ingredientes que realçam o seu sabor e a sua textura. Alguns dos acompanhamentos mais comuns para a nega maluca são:

  • Sorvete de creme: o sorvete de creme é um clássico que combina perfeitamente com o bolo de chocolate, trazendo uma sensação de frescor e cremosidade. Você pode servir uma bola de sorvete sobre uma fatia de bolo, ou colocar o bolo em uma taça e cobrir com o sorvete.
  • Frutas vermelhas: as frutas vermelhas, como morango, framboesa, amora e mirtilo, são ótimas para contrastar com o doce e o amargo do chocolate, trazendo uma acidez e uma cor que enriquecem o prato. Você pode servir as frutas inteiras ou em calda sobre o bolo, ou fazer uma geleia e espalhar sobre a cobertura.
  • Chantilly: o chantilly é outro acompanhamento que traz leveza e suavidade ao bolo de chocolate, equilibrando o seu sabor e a sua textura. Você pode servir o chantilly em um recipiente à parte, para que cada um se sirva à vontade, ou decorar o bolo com o chantilly, fazendo desenhos ou flores.

Conclusão

A nega maluca é um bolo de chocolate simples, mas muito saboroso, que faz parte da culinária brasileira há décadas. É uma receita fácil de fazer, que leva ingredientes básicos e que agrada a todos os paladares. Neste artigo, te ensinamos para fazer uma nega maluca fofinha e deliciosa, que derreta na boca e que tenha uma cobertura cremosa e brilhante. Você também aprendeu um pouco sobre a história da nega maluca e quais são os melhores acompanhamentos para o bolo. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa receita incrível. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

Siga nossa página no Facebook ! Receitas da Tia Zilda

Veja mais receitas deliciosas abaixo:

Bolo de Coco delicioso, simples e fácil de fazer

Delicioso bolo de limão: Uma Explosão de Sabor Cítrico

Bolo de cenoura com cobertura de Chocolate simples e rápido

Bolo de Morango, doçura vermelha em cada fatia

Bolo de fubá saboroso e simples

Autor

  • Receitas fáceis, receitas de vo, receitas da vovó

    Me chamo Zilda, mas pode me chamar de Tia Zilda. Sou apaixonada por culinárias desde jovem. Aqui você vai encontrar receitas maravilhosas para o seu dia a dia!

    Ver todos os posts