Coxinha de Frango Deliciosa

4 Dicas para Fazer uma Coxinha de Frango Deliciosa
Coxinha de Frango Deliciosa – imagem  Freepik

A coxinha de frango é um salgado típico da culinária brasileira, que consiste em uma massa de farinha de trigo e caldo de galinha, recheada com frango desfiado e temperado, e frita em óleo quente. É uma das receitas mais populares e apreciadas do país, sendo encontrada em lanchonetes, padarias, festas e eventos.

O que é a Coxinha de Frango?

A coxinha de frango é um salgado que tem origem no século XIX, na região do Vale do Paraíba, em São Paulo. Segundo oque dizem , a coxinha foi criada por uma empregada da princesa Isabel e seu marido, o conde d’Eu.

Eles tinham um filho que adorava comer coxas de frango, mas como a ave era cara na época, a cozinheira teve a ideia de aproveitar as sobras do frango e moldar uma massa em formato de coxa, recheando-a com o frango desfiado. Assim, surgiu a coxinha de frango, que logo se tornou um sucesso entre a família real e os nobres.

Hoje em dia, a coxinha de frango é um dos salgados mais consumidos no Brasil, podendo ter variações no recheio, como catupiry, queijo, presunto e até mesmo doce de leite. A coxinha de frango é uma receita fácil de fazer, mas que requer alguns cuidados para ficar perfeita.

Como Fazer a Massa da Coxinha de Frango?

A massa da coxinha de frango é feita com farinha de trigo e caldo de galinha, que pode ser caseiro ou industrializado. O caldo deve ser fervido em uma panela e depois acrescentado aos poucos à farinha, mexendo bem até formar uma massa homogênea e lisa. A massa deve ser sovada até soltar das mãos e da panela.

Uma dica para fazer uma massa macia e saborosa é acrescentar um pouco de manteiga ou margarina à massa, depois de sovada. Isso vai deixar a massa mais úmida e fácil de modelar. Outra dica é deixar a massa descansar por cerca de 15 minutos antes de rechear as coxinhas, para que ela fique mais elástica e não rache na hora da fritura.

Como Fazer o Recheio da Coxinha de Frango?

O recheio da coxinha de frango é feito com frango cozido e desfiado, temperado com cebola, alho, sal, pimenta-do-reino, salsinha, cebolinha e outros temperos a gosto. O frango deve ser cozido em água ou no próprio caldo de galinha, até ficar macio e soltar dos ossos. Depois, deve ser desfiado com as mãos ou com o auxílio de um garfo.

Uma dica para fazer um recheio suculento e cremoso é acrescentar um pouco do caldo do cozimento do frango ao refogado, para que ele não fique seco. Outra dica é misturar um pouco de catupiry ou requeijão ao recheio, para dar mais sabor e consistência.

Como Modelar as Coxinhas de Frango?

Para modelar as coxinhas de frango, você vai precisar de um pouco de farinha de trigo em um prato ou tigela, para polvilhar as mãos e evitar que a massa grude. Pegue uma porção da massa e faça uma bolinha. Depois, abra a bolinha na palma da mão, formando uma cavidade. Coloque uma colher do recheio no centro da cavidade e feche a massa, apertando bem as bordas. Modele a massa em formato de coxa, afinando a parte de cima. Repita o processo com o resto da massa que sobra e o recheio.

Uma dica para fazer coxinhas de frango uniformes e bonitas é usar uma balança ou uma colher medidora para pegar a mesma quantidade de massa e de recheio para cada coxinha. Outra dica é usar um cortador de biscoitos ou um copo para cortar a massa em círculos, facilitando na hora de abrir e rechear as coxinhas.

Como Empanar e Fritar as Coxinhas de Frango?

Para empanar as coxinhas de frango, você vai precisar de ovos batidos e farinha de rosca em pratos ou tigelas separados. Passe cada coxinha pelo ovo batido, escorrendo o excesso, e depois pela farinha de rosca, cobrindo bem toda a superfície. Coloque as coxinhas em uma assadeira ou bandeja e leve à geladeira por cerca de 30 minutos, para que a casquinha fique mais firme.

Para fritar as coxinhas de frango, você vai precisar de óleo quente em uma panela ou frigideira funda. Frite as coxinhas aos poucos, virando-as com uma escumadeira, até que fiquem douradas e crocantes. Escorra o excesso de óleo em papel toalha e sirva em seguida ou mantenha aquecidas no forno.

Uma dica para fazer uma casquinha crocante e sequinha é usar farinha de rosca grossa ou panko, que são farinhas mais granuladas e que absorvem menos óleo. Outra dica é usar óleo novo e limpo para fritar as coxinhas, e não reaproveitar o óleo usado em outras frituras.

Quais são os Acompanhamentos para a Coxinha de Frango?

A coxinha de frango é um salgado que pode ser servido como lanche, entrada ou petisco, acompanhado de molhos, bebidas ou saladas. Alguns dos acompanhamentos mais comuns para a coxinha de frango são:

  • Molho de pimenta: um molho picante e saboroso, feito com pimentas vermelhas, vinagre, alho, sal e açúcar. É ideal para quem gosta de um toque ardente na coxinha.
  • Molho rosé: um molho cremoso e suave, feito com maionese, catchup, mostarda, creme de leite e temperos. É ideal para quem gosta de um toque adocicado na coxinha.
  • Suco de frutas: uma bebida refrescante e nutritiva, feita com frutas frescas ou congeladas, água ou leite e açúcar ou adoçante. É ideal para quem quer hidratar o corpo e aproveitar os benefícios das frutas.
  • Cerveja: uma bebida alcoólica e fermentada, feita com cevada, lúpulo, água e levedura. É ideal para quem quer relaxar e se divertir com os amigos.

Conclusão

A coxinha de frango é um salgado delicioso e versátil, que pode ser feito em casa com ingredientes simples e baratos. Com as nossas dicas, você vai aprender a fazer uma coxinha de frango perfeita, com uma massa macia e saborosa, um recheio suculento e cremoso e uma casquinha crocante e sequinha.
Experimente fazer essa receita na sua cozinha e surpreenda a sua família e os seus convidados. E não se esqueça de deixar um comentário abaixo contando como ficou a sua coxinha de frango e quais foram os acompanhamentos que você escolheu. Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo! Até a próxima!
Gostou? Então, siga nossa página no Facebook  Receitas da Tia Zilda

Veja mais receitas deliciosas abaixo

confira nosso site

Autor

  • Receitas fáceis, receitas de vo, receitas da vovó

    Me chamo Zilda, mas pode me chamar de Tia Zilda. Sou apaixonada por culinárias desde jovem. Aqui você vai encontrar receitas maravilhosas para o seu dia a dia!

    Ver todos os posts